Site icon HotViagens

São Thomé das Letras, MG – a encantadora cidade mística

Na mística São Thomé das Letras, em Minas Gerais, há opções de turismo para todos os gostos e bolsos. Do ecoturismo ao esoterismo, situada a 1440 metros acima do nível do mar.

A rústica cidade de pedra

O centro histórico de São Thomé das Letras e grande parte da cidade foram construídos com pedras. A chamada pedra São Thomé está nas casas, nos comércios, nas igrejas, nas ruas, nos monumentos históricos e no artesanato local. É uma cidade típica mineira do interior, mas com muita história para contar.

Além das belezas naturais e históricas, São Thomé das Letras atrai muitos visitantes em busca de energias místicas, bem como interessados em esoterismo e até ufologia. Os pontos turísticos também não deixam a desejar e são muitos. Confiram os que visitamos:

Igreja Matriz de São Thomé das Letras

No século XVIII, a Igreja Matriz de São Thomé das Letras começou a ser construída onde hoje é o centro da cidade. Apesar de antiga, não há muitas particularidades nela. É estilo barroco, conforme utilizado na época e portanto uma característica comum das igrejas mineiras.

Igreja Matriz no estilo barroco, datada do século XVIII

Gruta São Thomé

A Gruta São Thomé é certamente um dos pontos mais visitados da cidade

Esta gruta é um dos pontos mais visitados da cidade. Diz a lenda que uma estátua de São Thomé foi encontrada ali no século XVIII, definindo assim o nome do município. Devido aos escritos rupestres encontrados dentro da gruta, foi acrescentado o “das Letras” na nomeação oficial. A vista de cima da gruta é incrível! Dá para admirar tanto a cidade quanto às montanhas ao redor.

Vista de cima da Gruta São Thomé

Igreja de Pedra de São Thomé das Letras

Também do século XVIII, a Igreja de Pedra é outra atração da cidade. Esta igreja impressiona por seu diferencial… é toda construída em pedra! Com certeza uma obra prima!

De fato a Igreja de Pedra é uma obra prima!

Ladeira do Amendoim

Localizada a aproximadamente 6 km do centro da cidade, a Ladeira do Amendoim é famosa devido ao mistério dos carros que andam sozinhos mesmo desligados e em ponto morto. As pessoas acreditam que há uma energia mística por trás deste fenômeno. Para nós parece ser apenas uma ilusão de ótica, mas mesmo assim vale a passagem por lá.

Placa de indicação da Ladeira do Amendoim

Casa da Pirâmide

A Casa da Pirâmide é um dos monumentos mais famosos de São Thomé das Letras. Localizada no Parque municipal Antônio Rosa, é uma construção toda em pedra e o telhado foi feito em forma de uma pirâmide. Ao subir no telhado, a casa se transforma num verdadeiro mirante. De um lado, montanhas verdes e natureza. De outro lado, a cidade. Lá também são vendidos artesanatos feitos por hippies.

Cruzeiro de São Thomé das Letras

O mirante Cruzeiro fica bem pertinho da Casa da Pirâmide, também no parque Antônio Rosa. No mesmo parque, há outras atrações que valem a visita como por exemplo a Pedra da Bruxa e o Portal do Guardião, ambas formações rochosas belíssimas!

O Cruzeiro é um mirante incrível porque a vista abrange todo o parque Antônio Rosa

Onde buscar informações turísticas

No Receptivo Turístico “Escravo João Antão”, bem no centro da cidade, recebemos toda a atenção necessária dos atrativos da cidade e de fora dela, nos arredores. Retiramos também um mapa de fácil leitura para chegar nos lugares.

Com o intuito de informar os turistas, o Receptivo tem um ótimo atendimento

Onde se hospedar

Para uma primeira visita a São Thomé, recomendamos as pousadas perto do centro da cidade. Isso porque as pousadas do centro podem ficar no meio da agitação, e portanto causar problemas aos hóspedes em relação ao barulho. Já as que ficam perto do centro oferecem uma estadia tranquila e ao mesmo tempo com total acesso aos serviços que a cidade oferece, como por exemplo bares, restaurantes e lojas de lembrancinhas. Mesmo os passeios afastados da cidade são acessíveis, pois guias com veículos 4×4 ficam na praça da igreja oferecendo seus serviços. Em contrapartida, as pousadas distantes da cidade podem ser interessantes para quem busca um refúgio em meio à natureza e sossego.

Onde comer e beber

Alcazar Restaurant & Lounge . $$$

De fato, decidimos ir ao Alcazar pelo visual. Afinal de contas, é um castelinho com o mago do Led Zeppelin na porta. Chamou nossa atenção, claro. Mas valeu a pena. A comida é ótima, assim como a variedade de bebidas. Tem música ao vivo e o ambiente medieval faz toda a diferença. O pão sírio com pasta de homus que pedimos estava uma delícia! Para saber mais sobre as atrações e novidades, acesse a página do Alcazar no facebook: https://www.facebook.com/Alcazarstl/?rf=693185717497204.

Fachada que impressiona do Alcazar Restaurant & Lounge

Restaurante Monaliza . $$$

Comida por kilo típica mineira, fogão a lenha… tudo muito bom. Os bancos e mesas todos feitos de pedra, além da fachada, dão charme ao lugar. Um dos poucos lugares que servem o jantar até tarde no final de semana.

Restaurante Monalisa oferece uma ótima opção self service

Restaurante Brod´Uai . $

Servem pratos feitos de comida caseira a partir de R$ 16,00. Apesar do preço acessível, não deixa a desejar na comida que é muito saborosa! E o prato é generoso, vale muito a pena. Dentre os estabelecimentos que frequentamos, com certeza foi o melhor custo benefício! Segue a página do restaurante no facebook: https://www.facebook.com/pages/category/Pub/Restaurante-Broduai-1678970872337675/.

Restaurante Brod´Uai sem dúvida ótimo custo benefício

O Alquimista . $$$$

O Alquimista é um dos restaurantes mais antigos e mais caros da cidade. Há três unidades do restaurante que faz muito sucesso entre os turistas. Comemos a famosa pizza do restaurante acompanhada de um vinho. A variedade de vinhos deixa a desejar, mas a pizza é muito gostosa. Para saber mais acesse http://www.oalquimistarestaurante.com/.

Pizza com vinho em O Alquimista

Doceria artesanal Doces Lembranças . $

A Doces Lembranças não é uma doceria qualquer. Os sorvetes artesanais são feitos com ingredientes naturais e têm uns sabores que nunca vi em outro lugar. E tudo a um preço muito justo, o que torna um point de visita obrigatória em São Thomé. O sabor de sorvete que mais nos surpreendeu foi o de maracujá com manjericão, que delícia! Além do sorvete, há outras guloseimas no cardápio como por exemplo crepes, pastéis, tapiocas, sucos naturais e milk shakes.

Sorvetes artesanais na Doces Lembranças

Com certeza, não há como descrever São Thomé das Letras em apenas um post. Nesta 1ª parte, relatamos o que cidade oferece, seus atrativos e história. Em breve publicaremos a 2ª e 3ª parte onde falaremos de ecoturismo e aventura. Como por exemplo, o passeio à Gruta de Sobradinho. Por último faremos um post extra super especial sobre os animais de rua de São Thomé e a campanha em prol deles… os chamados “Guardiões da Montanha”! Não percam… em breve!

Leia mais no Hot Viagens:

5 coisas legais para levar à praia!

Aventura em Socorro: diversão acessível para todos pertinho de São Paulo