São Thomé das Letras, MG - Aventura na Gruta de Sobradinho - HotViagens

Um passeio imperdível para quem visita São Thomé das Letras é a Gruta de Sobradinho, a apenas 16 km do centro da cidade!

O passeio ao Arraial de Sobradinho

No Receptivo Turístico que fica no centro de São Thomé das Letras, nos informamos sobre todos os passeios disponíveis a serem feitos na cidade e arredores. Um dos que chamou nossa atenção foi o passeio ao Arraial de Sobradinho. Isso porque há muitas cachoeiras e grutas na região. Então decidimos por conhecer a Gruta de Sobradinho. O trajeto pelo interior da gruta com direito a guia fica por apenas R$ 25,00 por pessoa.

Orientações do guia Rafael, à direita, antes de explorar a Gruta de Sobradinho
Orientações do guia Rafael, à direita, antes de explorar a gruta

Por estar em uma área privada e obviamente por motivos de segurança, chegamos ao restaurante do local chamado “A Gruta” e contratamos o guia. Tínhamos direito a equipamentos: botas do tipo galochas e capacetes com lanternas. O passeio à gruta foi organizado antes de começar e devidamente orientado para um grupo de aproximadamente 8 pessoas.

Entrada da Gruta de Sobradinho - belíssimas formações da natureza!
Entrada da Gruta de Sobradinho – belíssimas formações da natureza!

A Gruta de Sobradinho

Ainda no distrito de São Thomé das Letras, com apenas 110 metros de extensão, podemos atravessar a Gruta de Sobradinho quase sem nenhuma dificuldade. Algumas partes escorregadias e com água corrente que pode chegar até o joelho, mas tudo tranquilo. Fomos orientados pelo guia a não encostar nos excrementos dos morcegos, por motivos óbvios, porque em algumas partes do caminho era necessário apoiar-se na própria gruta para não cairmos. Mas curiosamente, durante nosso trajeto, não havia nenhum morcego por lá… ufa!

Interior da Gruta de Sobradinho - muita água!
Interior da Gruta de Sobradinho – muita água!

Chegando ao meio do caminho, o guia pede para que as lanternas sejam apagadas para termos a sensação de estar ali sem nenhuma luz solar. Realmente a sensação é incrível! O breu que tomou conta da caverna foi total e fizemos silêncio neste momento, ouvindo apenas o barulho da água correndo dentro da gruta. Ao final, nos deparamos com uma linda cachoeira com duas piscinas naturais para banho, e o tempo de permanência nessas cachoeiras é livre!

Nós na Gruta de Sobradinho apenas com a luz da lanterna
Nós na gruta apenas com a luz da lanterna

Cachoeira e poço da Gruta de Sobradinho

Como fomos um dos primeiros grupos a atravessar a gruta, quando chegamos à cachoeira não havia ninguém. O lugar é maravilhoso! Sem dúvida uma das melhores cachoeiras de São Thomé das Letras. A sorte que estava quente o suficiente para entrarmos naquela água gelada. Ficamos muito tempo por lá. Depois caminhamos na mata em direção a um poço que havia próximo ao local. A caída da mini cachoeira deste poço era até que fraquinha. Mas de repente começou a chover e nos deparamos com uma queda fortíssima, muito relaxante quando se conseguia ficar debaixo. Até que resolvemos sair, pois devido ao aumento da força da água, ficamos receosos quanto à trombas d’água.

Uma surpresa ao final do passeio!

Quando voltamos das cachoeiras, já estávamos com muita fome e decidimos comer ali mesmo no restaurante “A Gruta”. Comida caseira por kilo, bem feita, mas com o preço um pouco salgado. Porém era a única opção no local. Um funcionário do restaurante nos perguntou se já havíamos visto a piscina. Achamos um pouco estranho, pois nem sabíamos que havia uma piscina ali. Quando fomos olhar nos deparamos com uma piscina enorme, linda, com uma fonte gigante no meio. Foi realmente uma surpresa! E podíamos aproveita-la o quanto quiséssemos, pois estava incluso nos R$ 25,00 por pessoa que pagamos. Por isso, recomendamos e muito este passeio. Com certeza foi o que mais gostamos.

Fonte de pedras da piscina - ótima opção para relaxar após o passeio à Gruta de Sobradinho
Fonte de pedras da piscina – ótima opção para relaxar após o passeio à Gruta de Sobradinho

Para ficar por dentro das novidades deste passeio incrível, acesse a página da Gruta de Sobradinho no facebook: https://www.facebook.com/grutadosobradinho/.

Cervejaria Quântica

Na estrada, já retornando à São Thomé, resolvemos conhecer uma cervejaria artesanal que fica no caminho de volta, a Cervejaria Quântica. Esta cerveja é vendida também na cidade, mas com um preço superior é claro do que é vendida na própria cervejaria. Muito boa a cerveja por sinal! O lugar também é super agradável em meio à mata e há opções de hospedagem no local, para quem quer fugir do agito da cidade.

Alguns amigos que fizemos na Cervejaria Quântica
Alguns amigos que fizemos na Cervejaria Quântica

Infelizmente não havia mais tempo cabível para conhecermos as outras grutas próximas à Sobradinho. Mas da próxima vez que voltarmos à São Thomé das Letras, não perderemos a oportunidade. Porque sem dúvida, voltaremos!

Leia mais no Hot Viagens:

São Thomé das Letras, MG – a encantadora cidade mística

Aventura em Socorro: diversão acessível para todos pertinho de São Paulo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *