Dezembro é época de apreciar decorações natalinas que surgem em vários lugares. Uma das que nos surpreendeu foi a de Penedo, que proporciona um Natal de Luz para os turistas que visitam esse charmoso bairro do município de Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro.

Penedo: o bairro de cultura finlandesa

O bairro de Penedo possui um portal, como se fosse uma cidade

Primeiramente, observamos que Penedo é um bairro, mas se parece muito com uma cidade. Até portal tem! É uma das principais colônias finlandesas do país com sua cultura e história preservadas. O lugarejo fica ao pé da Serra da Mantiqueira e é muito procurado como destino de inverno. Mas em dezembro a cidade também fica cheia de turistas que vêm apreciar o Natal de Luz na vila.

Letreiro de Penedo

Natal de Luz

Em dezembro, há luzes em todos os cantos de Penedo. Nas casas, nos comércios, nos hotéis e pousadas. Até nas árvores! Há várias atrações para diferentes públicos, adulto e infantil. A casa do Papai Noel é uma das principais, que fica na “Pequena Finlândia”, um pólo comercial com produtos típicos e variados, como por exemplo cachaças artesanais e outras iguarias. O chocolate de Penedo é bem famoso também!

Decoração Natalina na “Pequena Finlândia”

Chocolates de Penedo

Em Penedo os chocolates são feitos de forma artesanal e caseira, proporcionado um sabor delicioso e diferenciado ao paladar. As fabriquinhas familiares de Penedo preservam até hoje as receitas tradicionais trazidas da Europa adicionando um toque brasileiro… e por isso os chocolates de Penedo são tão famosos! No inverno são apreciados também em forma de fondue e chocolate quente. No verão, os sorvetes artesanais são uma boa pedida.

Chocolates artesanais
Pasta feita com truta

As famosas trutas

Em Penedo, as trutas também são muito presentes na culinária local. Por ser um peixe abundante naquela região, a truta se faz presente em vários pratos e outros produtos, como por exemplo, a pasta de truta fabricada artesanalmente. Há muitas opções de restaurantes que oferecem a truta como prato principal e os preços também variam bastante.

Cerveja artesanal

Processo de produção das cervejas Penélope

Em Penedo, a cerveja artesanal também aquece a economia local e entra na gama de produtos típicos da região, porque também é muito procurada pelos turistas. Visitamos a Cervejaria Penélope, que fica um pouco afastada do centrinho em um ambiente muito agradável no meio da mata. Conhecemos todo o ambiente onde a cerveja é produzida e o bar com vista para o lago para apreciação e prova. No local é possível comprar as cervejas já engarrafadas e rotuladas para viagem. As cervejas Penélope são muito saborosas!

Cervejaria Penélope, de fato um excelente lugar para degustação das cervejas!

Outras atrações

Para quem vai a Penedo no verão, uma boa dica é conhecer o Parque Nacional do Itatiaia. No parque, além de apreciar a beleza da fauna e flora local, há diversas quedas d´água e cachoeiras para se refrescar, bem como colinas e montanhas para escalar. Penedo dispõe de agências de passeios que exploram o turismo ecológico e de aventura na região da serra e no interior do parque, com guias especializados.

E então, gostou da dica? Bora fazer as malas e aproveitar o que Penedo oferece de melhor! Pegando a estrada, Penedo fica a 180 km da cidade do Rio de Janeiro e 270 km da cidade de São Paulo. Até a próxima!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *