'> Reportagem especial: Projeto CASA e Clube Vira Latas de São Thomé das Letras MG - HotViagens

São Thomé das Letras em Minas Gerais, conhecida por sua energia mística, é também conhecida por sua compaixão aos animais. O projeto CASA e o Clube Vira Latas de São Thomé das Letras MG são exemplos incríveis de projetos em benefício aos cachorros e gatos de rua da cidade! Antes de falar sobre, vamos contar como conhecemos.

Uma gatinha em nosso quarto!

Quando chegamos em São Thomé, antes de entrarmos na pousada, nos deparamos com uma gatinha linda na rua. Ficamos com muita dó dela porque estava prenha. No entanto, a dona da pousada nos informou que a gata tinha dono.

Dois dias depois estávamos em nosso quarto assistindo qualquer coisa no notebook. Devido à chuva que caía e o frio que estava fazendo, não saímos aquela noite.

De repente ouvimos um miado na sacada do quarto. Era a gatinha prenha que havíamos encontrado antes! Como estava chovendo e fazia muito frio, não tivemos coragem de deixa-la ali fora. Não tinha nenhuma comida adequada para darmos à ela. Então, debaixo de chuva, fomos até o centro e compramos frango desfiado sem tempero na casa de tapioca (foi o único lugar que pensamos àquela hora da noite). Ela comeu tudinho e depois adormeceu aos pés da cama. Acordamos de madrugada com a gatinha gemendo, estava prestes a parir ali mesmo. Sem saber muito o que fazer, deitamos a gata num lençol e ajudamos no parto. Ela deu a luz a quatro gatinhos! Incrível como a gatinha confiou em nós!

Gatinha deu cria em nosso quarto na pousada onde estávamos hospedados

Conhecendo a protetora

No dia seguinte, descobrimos que a gatinha não tinha dono, mas era conhecida pelo nome de Mandioquinha. A proprietária da pousada iria colocar a gata para fora ou pedir para alguém levar para a “roça”, como dizem por lá. Por isso ficamos muito preocupados. Não podíamos permitir que a Mandioquinha fosse para a rua com os filhotes, mas tínhamos consciência de que o acontecido também não era de responsabilidade da pousada. Entretanto, levar para casa também não era uma possibilidade, pois temos três gatos adultos, com certeza a Mandioquinha não seria aceita. Além do mais, continuaríamos a viagem em direção a Capitólio depois de São Thomé.

Cães descansam no interior da Casa da Pirâmide, famoso ponto turístico de São Thomé das Letras

Saímos pela centro em busca de um adotante. Perguntando aqui e ali, ficamos sabendo sobre uma protetora de animais que mora na cidade, a Jaqueline Nunes, conhecida como Jackie. Fomos até ela que estava em uma loja de artesanatos locais. Apesar de já estar com 15 gatos em sua casa, generosamente abrigou a Mandioquinha e os filhotes, que iriam para adoção depois da desmama. Ajudamos comprando ração e mais tarde apadrinhamos a Mandioquinha e outro gatinho financiando a castração. Jackie, que mora há mais de 20 anos em São Thomé das Letras, desde então oferece o amparo que os animais necessitam e é a protetora que encabeça o projeto CASA – Centro de Apadrinhamento e Saúde Animal, que conheceremos a seguir.

Projeto CASA realiza castrações através de doações e apadrinhamentos

CASA – Centro de Apadrinhamento e Saúde Animal

Prestes a completar 5 anos, o projeto CASA – Centro de Apadrinhamento e Saúde Animal, realiza castrações a preços populares, mediante doações e apadrinhamentos. A Dra Amélia Oliveira, que faz parte do “Veterinários na Estrada”, é a veterinária que abraçou a causa e realiza as cirurgias, não só para os animais apadrinhados, mas também para tutores que se beneficiam dos serviços de castração a preços acessíveis. Infelizmente, habitantes das cidades vizinhas, ao saberem dos cuidados com os animais, adquiriram o hábito de abandonar cachorros e gatos em São Thomé, porque sabiam que ali não ficariam desamparados. E até hoje, as protetoras responsáveis pelos projetos lutam para que todos os animais possam ser castrados e que os abandonos acabem. Mas como qualquer tarefa difícil, sempre contam com o apoio da população, dos comerciantes aos turistas, que ajudam de várias formas.

Clube Vira Latas São Thomé das Letras MG

Um dos propósitos do Clube Vira Latas São Thomé das Letras MG é alimentar e matar a sede dos cães de rua da cidade, também conhecidos por “Guardiões da Montanha”. Eles mantém um comedouro de PVC com água e ração em uma casa lotérica e aceitam doações. Além disso, através de uma rede social, apresentam animais para adoção, divulgam produtos cuja a renda é revertida no abastecimento do comedouro e fazem rifas para arrecadar fundos para castração e alimentação de cães de rua. Também publicam fotos lindas dos cães inseridos na natureza e na paisagem de São Thomé!

Todos podem ajudar

Ao passear pela cidade, podemos observar o tratamento que os animais recebem. Em várias lojas há tigelas com ração e água. Muitos animais descansam dentro dos restaurantes, bares e lojas sem serem incomodados. Os turistas podem ajudar depositando moedas nos cofrinhos espalhados pelo comércio, apadrinhando cachorros e gatos com a castração e comprando produtos onde a renda é revertida em prol dos animais. A ideia dos cofrinhos foi posta em prática graças aos “Voluntários da Pata”, que ajudam também na divulgação dos projetos, bem como divulgam os animais para adoção depois de castrados em sua página no facebook.

É possível fazer doações nas lojas de artesanato e nos comércios

Como colaborar mesmo de longe

Para quem visita a cidade, basta caminhar pelo centro para avistar os comércios parceiros para fazer sua doação para o projeto CASA e o Clube Vira Latas São Thomé das Letras MG. Os adesivos da campanha certamente são ótimos para presentear como souvenir. Além disso, caso queira ajudar de longe, basta entrar em contato com os projetos através do facebook:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *