As praias de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, todos já sabem ou pelo menos já ouviram falar o quanto são lindas. Mas e o mergulho em Arraial do Cabo, você sabe como é? Nós adoramos mergulhar e quando viajamos para qualquer cidade litorânea, sempre procuramos pontos bons para mergulho, seja de snorkel ou scuba (mergulho com equipamento). Em Arraial, encontramos muitas praias ótimas com visibilidade muito boa para mergulhar. A vida marinha também é rica e as águas cristalinas. Confiram os melhores points de mergulho em Arraial do Cabo:

Tartaruga em praia da Graçainha

Praia da Graçainha

Para chegar à Praia da Graçainha, basta ir até à prainha do centro e acessar uma trilha pequena e de fácil percurso ao lado direito da praia, de aproximadamente quinze minutos. Para fazer snorkel, a Graçainha é perfeita! Quando fomos, as ondas estavam batendo um pouco nas pedras e a visibilidade não estava das melhores, mas nem atrapalhou o mergulho. Geralmente as águas são calmas e cristalinas. Lá, registramos a presença de várias tartarugas, peixes e para nossa surpresa, um cardume de lulas!

Praia do Forno

A Praia do Forno é sem dúvida uma das mais belas de Arraial! Para chegar, siga em direção à praia dos Anjos, onde fica o porto e então siga até a entrada da trilha, que também é de fácil acesso e bem sinalizada, preparada para os turistas. Antes de chegar à praia, há vários mirantes para tirar fotos durante o percurso pela trilha. A praia do Forno conta com águas calmas, excelente para snorkel. Em relação à vida marinha, registramos tartarugas, baiacus, peixes-frade, enguia da espécie Mirictis, peixe-lagarto e ouriços. A visibilidade estava excelente!

Bônus: As gaivotas sem dúvida também dão um show!

Ilha dos Porcos

Na Ilha dos Porcos só é permitido mergulhar com equipamento. Então, como somos certificados, contratamos os serviços da escola de mergulho SeaQuest, com direito a equipamento (regulador, roupa de exposição e colete), dois cilindros, mergulhador guia e translado de barco por R$ 250,00 por pessoa. As máscaras e as nadadeiras nós já tínhamos. Fomos muito bem atendidos, os equipamentos estavam em boas condições e o mergulhador guia, Vinícius, foi super atencioso. Nos forneceu informações sobre o local, alcance da visibilidade e até dicas de flutuabilidade… ficamos super satisfeitos! Sem dúvida valeu a pena! Se você não possui certificação, é possível contratar o mergulho discovery por um preço acessível, aproximadamente R$ 180,00 por pessoa.

Mergulho scuba na Ilha dos Porcos… de fato, sensacional!

A ilha dos Porcos possui uma fauna marinha abundante. A visibilidade na ocasião chegava a 6 metros, considerada ótima.

Peixe-pedra extremamente venenoso… espécie invasora, nativa da Austrália

Avistamos baiacus, moreia, peixe-pedra (que aliás é venenoso), estrelas-do-mar, águas-vivas, peixe-lagarto, crustáceos, ouriços, peixe-cofre, um cardume de peixes-frade e várias outras espécies.

Praia do Pontal

A roots Praia do Pontal é a mais afastada e deserta de Arraial. Para se ter uma ideia, as hospedagens existentes no local são campings, nada mais. Não há hotéis ou pousadas. É ótima para mergulho de snorkel, porém nosso tempo em Arraial já havia terminado. Então só conhecemos a praia em um passeio de bug, mas em breve voltaremos para mergulhar com certeza. Só de olharmos por cima da água já avistamos várias tartarugas e muitos siris. Estamos ansiosos para conhecer melhor as águas da praia do Pontal.

E então, gostou das dicas sobre mergulho em Arraial do Cabo? Se você já mergulha, não deixe de aproveitar este paraíso. Se não mergulha e quer começar, sem dúvida Arraial vai despertar ainda mais sua vontade. Até a próxima!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *