São Thomé das Letras, MG - a encantadora cidade mística - HotViagens

Na mística São Thomé das Letras, em Minas Gerais, há opções de turismo para todos os gostos e bolsos. Do ecoturismo ao esoterismo, situada a 1440 metros acima do nível do mar.

A rústica cidade de pedra

O centro histórico de São Thomé das Letras e grande parte da cidade foram construídos com pedras. A chamada pedra São Thomé está nas casas, nos comércios, nas igrejas, nas ruas, nos monumentos históricos e no artesanato local. É uma cidade típica mineira do interior, mas com muita história para contar.

Além das belezas naturais e históricas, São Thomé das Letras atrai muitos visitantes em busca de energias místicas, bem como interessados em esoterismo e até ufologia. Os pontos turísticos também não deixam a desejar e são muitos. Confiram os que visitamos:

Igreja Matriz de São Thomé das Letras

No século XVIII, a Igreja Matriz de São Thomé das Letras começou a ser construída onde hoje é o centro da cidade. Apesar de antiga, não há muitas particularidades nela. É estilo barroco, conforme utilizado na época e portanto uma característica comum das igrejas mineiras.

Igreja Matriz de São Thomé das Letras no estilo barroco, datada do século XVIII
Igreja Matriz no estilo barroco, datada do século XVIII

Gruta São Thomé

A Gruta São Thomé é certamente um dos pontos mais visitados da cidade de São Thomé das Letras
A Gruta São Thomé é certamente um dos pontos mais visitados da cidade

Esta gruta é um dos pontos mais visitados da cidade. Diz a lenda que uma estátua de São Thomé foi encontrada ali no século XVIII, definindo assim o nome do município. Devido aos escritos rupestres encontrados dentro da gruta, foi acrescentado o “das Letras” na nomeação oficial. A vista de cima da gruta é incrível! Dá para admirar tanto a cidade quanto às montanhas ao redor.

Vista de cima da Gruta São Thomé
Vista de cima da Gruta São Thomé

Igreja de Pedra de São Thomé das Letras

Também do século XVIII, a Igreja de Pedra é outra atração da cidade. Esta igreja impressiona por seu diferencial… é toda construída em pedra! Com certeza uma obra prima!

De fato a Igreja de Pedra de São Thomé das Letras é uma obra prima!
De fato a Igreja de Pedra é uma obra prima!

Ladeira do Amendoim

Localizada a aproximadamente 6 km do centro da cidade, a Ladeira do Amendoim é famosa devido ao mistério dos carros que andam sozinhos mesmo desligados e em ponto morto. As pessoas acreditam que há uma energia mística por trás deste fenômeno. Para nós parece ser apenas uma ilusão de ótica, mas mesmo assim vale a passagem por lá.

Placa de indicação da Ladeira do Amendoim, localizada a 6 km do centro da cidade de São Thomé das Letras
Placa de indicação da Ladeira do Amendoim

Casa da Pirâmide

A Casa da Pirâmide é um dos monumentos mais famosos de São Thomé das Letras. Localizada no Parque municipal Antônio Rosa, é uma construção toda em pedra e o telhado foi feito em forma de uma pirâmide. Ao subir no telhado, a casa se transforma num verdadeiro mirante. De um lado, montanhas verdes e natureza. De outro lado, a cidade. Lá também são vendidos artesanatos feitos por hippies.

Cruzeiro de São Thomé das Letras

O mirante Cruzeiro fica bem pertinho da Casa da Pirâmide, também no parque Antônio Rosa. No mesmo parque, há outras atrações que valem a visita como por exemplo a Pedra da Bruxa e o Portal do Guardião, ambas formações rochosas belíssimas!

O Cruzeiro de São Thomé das Letras é um mirante incrível porque a vista abrange todo o parque Antônio Rosa
O Cruzeiro é um mirante incrível porque a vista abrange todo o parque Antônio Rosa

Onde buscar informações turísticas

No Receptivo Turístico “Escravo João Antão”, bem no centro da cidade, recebemos toda a atenção necessária dos atrativos da cidade e de fora dela, nos arredores. Retiramos também um mapa de fácil leitura para chegar nos lugares.

Com o intuito de informar os turistas, o Receptivo tem um ótimo atendimento
Com o intuito de informar os turistas, o Receptivo tem um ótimo atendimento

Onde se hospedar

Para uma primeira visita a São Thomé, recomendamos as pousadas perto do centro da cidade. Isso porque as pousadas do centro podem ficar no meio da agitação, e portanto causar problemas aos hóspedes em relação ao barulho. Já as que ficam perto do centro oferecem uma estadia tranquila e ao mesmo tempo com total acesso aos serviços que a cidade oferece, como por exemplo bares, restaurantes e lojas de lembrancinhas. Mesmo os passeios afastados da cidade são acessíveis, pois guias com veículos 4×4 ficam na praça da igreja oferecendo seus serviços. Em contrapartida, as pousadas distantes da cidade podem ser interessantes para quem busca um refúgio em meio à natureza e sossego.

Onde comer e beber

Alcazar Restaurant & Lounge . $$$

De fato, decidimos ir ao Alcazar pelo visual. Afinal de contas, é um castelinho com o mago do Led Zeppelin na porta. Chamou nossa atenção, claro. Mas valeu a pena. A comida é ótima, assim como a variedade de bebidas. Tem música ao vivo e o ambiente medieval faz toda a diferença. O pão sírio com pasta de homus que pedimos estava uma delícia! Para saber mais sobre as atrações e novidades, acesse a página do Alcazar no facebook: https://www.facebook.com/Alcazarstl/?rf=693185717497204.

Fachada que impressiona do Alcazar Restaurant & Lounge, no centro de São Thomé das Letras
Fachada que impressiona do Alcazar Restaurant & Lounge

Restaurante Monaliza . $$$

Comida por kilo típica mineira, fogão a lenha… tudo muito bom. Os bancos e mesas todos feitos de pedra, além da fachada, dão charme ao lugar. Um dos poucos lugares que servem o jantar até tarde no final de semana.

Restaurante Monalisa oferece uma ótima opção self service em São Thomé das Letras
Restaurante Monalisa oferece uma ótima opção self service

Restaurante Brod´Uai . $

Servem pratos feitos de comida caseira a partir de R$ 16,00. Apesar do preço acessível, não deixa a desejar na comida que é muito saborosa! E o prato é generoso, vale muito a pena. Dentre os estabelecimentos que frequentamos, com certeza foi o melhor custo benefício! Segue a página do restaurante no facebook: https://www.facebook.com/pages/category/Pub/Restaurante-Broduai-1678970872337675/.

Restaurante Brod´Uai sem dúvida ótimo custo benefício para quem quer economizar em São Thomé das Letras
Restaurante Brod´Uai sem dúvida ótimo custo benefício

O Alquimista . $$$$

O Alquimista é um dos restaurantes mais antigos e mais caros da cidade. Há três unidades do restaurante que faz muito sucesso entre os turistas. Comemos a famosa pizza do restaurante acompanhada de um vinho. A variedade de vinhos deixa a desejar, mas a pizza é muito gostosa. Para saber mais acesse http://www.oalquimistarestaurante.com/.

Pizza com vinho em O Alquimista, um dos restaurantes mais antigos de São Thomé das Letras
Pizza com vinho em O Alquimista

Doceria artesanal Doces Lembranças . $

A Doces Lembranças não é uma doceria qualquer. Os sorvetes artesanais são feitos com ingredientes naturais e têm uns sabores que nunca vi em outro lugar. E tudo a um preço muito justo, o que torna um point de visita obrigatória em São Thomé. O sabor de sorvete que mais nos surpreendeu foi o de maracujá com manjericão, que delícia! Além do sorvete, há outras guloseimas no cardápio como por exemplo crepes, pastéis, tapiocas, sucos naturais e milk shakes.

Sorvetes artesanais na Doces Lembranças
Sorvetes artesanais na Doces Lembranças

Com certeza, não há como descrever São Thomé das Letras em apenas um post. Nesta 1ª parte, relatamos o que cidade oferece, seus atrativos e história. Em breve publicaremos a 2ª e 3ª parte onde falaremos de ecoturismo e aventura. Como por exemplo, o passeio à Gruta de Sobradinho. Por último faremos um post extra super especial sobre os animais de rua de São Thomé e a campanha em prol deles… os chamados “Guardiões da Montanha”! Não percam… em breve!

Leia mais no Hot Viagens:

5 coisas legais para levar à praia!

Aventura em Socorro: diversão acessível para todos pertinho de São Paulo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *