Há 400 km de São Paulo, uma viagem para Angra dos Reis não será completa sem aproveitar toda a vida aquática do local, ali do lado… fazendo um mergulho em Ilha Grande!
Por que mergulhar em Ilha Grande?
Sem dúvida a Ilha Grande é um dos pontos mais frequentados por mergulhadores no Brasil! Visto que possui encostas ricas em vida marinha e pontos muito bem abrigados. Mergulhar em um fim de semana na Ilha Grande é garantia de divertimento com muita segurança.
É recomendado aos mergulhadores levarem ou adquirirem por aluguel, roupas de exposição de no mínimo 5mm, porque mesmo durante o verão a água da Ilha Grande fica próxima dos 25 graus Celsius. Apesar de não parecer pouco, após uma hora embaixo d’água o frio pode incomodar. Neste nosso passeio tivemos visibilidade na casa dos 10 metros, mas não é incomum passar dos 20 metros de visibilidade em dias normais. Entretanto fomos em um fim de semana com muitos ventos, o que causou muita corrente e afetou um pouco a visibilidade. E apesar desta situação ser rara, mesmo ocorrendo é possível curtir o mergulho, já que a Ilha Grande conta com muitas piscinas naturais abrigadas das correntes marítimas.
Mergulho em Ilha Grande – Vida Marinha
A vida marinha nos pontos de mergulho é variada. Em resumo, há muitos corais, estrelas do mar, pepinos do mar, ouriços, cavalos marinhos, siris, caranguejos, tartarugas, arraias chita, peixe frade, peixe coió e sargentinho. Também raros encontros com Tubarões Lixa, que são inofensivos, e mais algumas espécies variadas de peixes. Tivemos durante o nosso mergulho noturno um encontro com um peixe morcego, que é típico da região mas sua presença está cada vez mais rara.
Quanto custa fazer o mergulho em Ilha Grande?
Para os mergulhadores paulistas, certamente a melhor opção ao visitar a Ilha Grande é adquirir um pacote de mergulho com escolas locais. Recentemente visitamos a ilha com a escola de mergulho Private Diver. O pacote já inclui:
- Transporte com snacks para o caminho por terra ida e volta;
- Estadia nas melhores pousadas da região;
- Café da manhã;
- Almoço no dia do retorno;
- 4 mergulhos nos melhores pontos com alimentação no barco (Inclui 4 cilindros S80 de Ar);
- Camiseta exclusiva;
- Opcional de mergulho noturno cobrado à parte para mergulhadores com este nível de certificação ou para discovery a mergulhadores certificados em nível básico.
Em resumo, o pacote saiu por R$ 1500,00 e aluguel de equipamentos foram cobrados R$ 40,00 a peça por dia.
Quer saber um pouco mais sobre esta incrível experiência? Acesse a página da Private Diver!
Post criado e cedido ao Hot Viagens por Vinícius “Tanque” Santos (PADI Open Water Scuba Instructor) da escola Private Diver.
Leia mais no Hot Viagens:
Ilha Grande RJ – Um verdadeiro paraíso na região de Angra dos Reis
Laje de Santos, um dos melhores pontos de mergulho em São Paulo
Aventura em Socorro: diversão acessível para todos pertinho de São Paulo