Visitar o Bairro Gótico em Barcelona é como voltar no tempo!
Em meio a construções medievais e ruelas feitas em pedra, no estilo arquitetônico gótico (daí que surgiu a referência), há bares e cafés tão charmosos que sem dúvida encantam qualquer um. É possível visitar museus que remetem àquela época e certamente explorar o interior de algumas igrejas, que impressionam tanto quanto o seu exterior. Caminhando em meio a este cenário incrível, não é difícil encontrar músicos que se encarregam da trilha sonora deste passeio, deixando assim o clima típico europeu mais evidente.
Selecionamos alguns pontos principais situados no Bairro Gótico que valem a pena visitar dentre outros:
Praça Sant Jaume
Originária do início do século XIX, nesta praça situa-se o centro do poder executivo catalão, a Prefeitura e o Palácio da Generalidade. É com certeza um ponto importantíssimo desta região, não só no aspecto turístico. Comemorações, festas, shows e manifestações políticas por exemplo são comumente celebrados nesta praça. Na época em que estivemos lá, em meados de 2015, presenciamos os protestos em prol da independência da Catalunha.
Praça Del Rei
Nesta praça e arredores encontra-se uma grande quantidade de edificações da Idade Média, mas a origem deste local é inegavelmente bem mais antiga do que se imagina. Parte de sua história, que teve origem na época romana, está disponível a visitação no Museu de história de Barcelona e suas escavações, situado abaixo da Praça Del Rei. Aliás, é nela que também está situado o Palácio Real Maior, que foi morada de muitos nobres do tempo medieval. Para completar esta mistura de épocas, em meio à praça, há mesinhas cobertas típicas dos cafés contemporâneos europeus.
Paramos para tomar um chá com bolinhas no Bubbolitas (Praça del Bonsuccés).
Catedral de Barcelona
Imponente edificação gótica dos séculos XIV e XV, a Catedral é um ponto turístico quase que obrigatório do Bairro Gótico. Construída no lugar de uma antiga Catedral românica, que a princípio seria reformada, em sua arquitetura há elementos relativamente novos, como a fachada por exemplo, datada do século XIX. Em frente à Catedral acontece uma feira de antigüidades muito interessante onde são vendidos diversos objetos, desde artefatos valiosos até quinquilharias.
Basílica Santa Maria Del Pi
Basílica ao estilo gótico construída em meados do século XV e seu nome significa Santa Maria do Pinheiro.
Ao anoitecer, passamos em uma loja típica para degustar o famoso “Jamón”, que é basicamente um presunto espanhol curado, que provém de diferentes regiões da Espanha.
OUTROS PONTOS QUE VALEM A VISITA:
– Praça de Sant Felip Neri
– Bairro Judeu
Gostou de conhecer um pouquinho sobre esta cidade incrível que é Barcelona? Então leia mais sobre ela no Hot Viagens: