Ilha de Santa Cruz, Galápagos - Conheça a ilha com maior infraestrutura do arquipélago - HotViagens

A Ilha de Santa Cruz, em Galápagos, é a mais preparada para o turismo de todo o arquipélago.

Caixas eletrônicos, sinal wi-fi de boa qualidade, maior infraestrutura de hospedagens e agências de passeios. São exemplos de como a Ilha de Santa Cruz oferece aos turistas o conforto que normalmente uma ilha remota não têm.

Principais passeios da Ilha de Santa Cruz:

Puerto Ayora

Vista de Puerto Ayora, a ilha mais desenvolvida até então
Vista de Puerto Ayora, a ilha mais desenvolvida até então

É o centro comercial da Ilha de Santa Cruz. Nela contém uma variedade grande de bares, restaurantes e pousadas. Além disso, inúmeras lojas de lembrancinhas de todos os jeitos e preços. Por exemplo camisetas, bonés e outros acessórios de vestuário, além de quinquilharias menores com temas da ilha estampados nos objetos. O mercado de peixe é uma atração à parte, já que atrai lobos marinhos e outros animais para bem pertinho de quem estiver comprando ali. Vimos uma vendedora do mercado de peixes sem conseguir se locomover direito no balcão, pois um lobo marinho não largava do pé dela literalmente.

Mercado de peixes em Puerto Ayora
Mercado de peixes em Puerto Ayora

Passear à noite no píer de Puerto Ayora é também uma ótima pedida. Além de quase esbarrar com alguns lobos marinhos dormindo e alguns pelicanos, é impressionante o que você vê quando olha para água. De cima do píer, avistamos raias e filhotes de tubarão. Nas pedras, caranguejos.

Vista de cima do píer de Puerto Ayora: filhotes de tubarão e raias

Praia de Tortuga Bay

Iguanas marinhas na areia e caminho para a praia de Tortuga Bay
Iguanas marinhas na areia e caminho para a praia de Tortuga Bay

Tortuga Bay é uma praia de acesso fácil por uma trilha de 2,4 km feita de pedras, e não precisa de guia para visitar. Há muitos ninhos de tartarugas marinhas que sempre aparecem na época da desova. Infelizmente não avistamos nenhuma no dia em fomos até lá. O mar se divide em agitado em sua maior parte e calmo num pequeno pedaço onde ficam as iguanas, que são a atração do lugar. Elas ficam na areia na maior parte do tempo e no início da tarde começam a entrar na água para procurar comida. Vale a pena esperar por este momento… nadar com as iguanas é uma experiência única que só é possível em Galápagos, já que as iguanas marinhas são espécies endêmicas do arquipélago!

Nadar com iguanas marinhas é com certeza uma experiência incrível!
Nadar com iguanas marinhas é com certeza uma experiência incrível!

Fundação Charles Darwin

Na Fundação Charles Darwin aprendemos muito sobre o cientista britânico que morou na ilha e fez dela seu laboratório natural para desenvolver a Teoria da Evolução das Espécies. A Fundação é basicamente um museu importantíssimo de Galápagos com fotos, documentos, fósseis e carcaças de animais que foram estudados pelo cientista. Sem dúvida um passeio obrigatório da ilha!

Fundação Charles Darwin
Fundação Charles Darwin

Las Grietas

É uma imponente e gigante formação rochosa, vulcânica, que se dividiu em duas e formou um tipo de lago no meio, misturando água doce do alto da ilha com água salgada do mar. Não sabemos ao certo a altura das rochas, que mais parecem cânions de tão grandes. Este “lago” possui uma água cristalina e azul, com profundidade de 12 metros. Apesar do lugar ser belíssimo e muito bom para mergulho, não há muitos animais marinhos por lá, apenas peixes.

Canal del Amor

No caminho para chegar à Praia de los Perros, nos deparamos com uma piscina natural em meio à pedras e rochedos chamado Canal del Amor. Não sabemos exatamente a origem do nome, mas o lugar é belíssimo! Não é permitido nadar ou mergulhar no Canal, bem como visita-lo sem um guia credenciado.

Canal del Amor
Canal del Amor considerado uma das riquezas da Ilha de Santa Cruz

Praia de Los Perros

É uma praia de pedras vulcânicas de mar agitado. Apesar do nome em espanhol, na Praia de Los Perros não há cachorros. Mas sim iguanas marinhas. Muitas! Centenas delas, machos e fêmeas e seus ninhos. De fato um ótimo passeio para observação desta espécie endêmica de Galápagos!

Praia de Los Perros
Praia de Los Perros – de fato ótimo passeio para observação de iguanas marinhas

Para visitar Las Grietas, o Canal del Amor e a Praia de Los Perros, contratamos um passeio de lancha com guia credenciado no valor de $32 por pessoa.

Quer saber mais sobre este incrível destino? Então não deixe de conferir tudo sobre a segunda Ilha de Galápagos que visitamos: Ilha Isabela.

Leia mais no Hot Viagens:

Ilha Grande RJ – Um verdadeiro paraíso na região de Angra dos Reis

Laje de Santos, um dos melhores pontos de mergulho em São Paulo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *