Ilha San Cristóbal, Galápagos - Uma colônia gigantesca de lobos marinhos! - HotViagens

Ilha San Cristóbal, uma das principais ilhas de Galápagos! Paisagens de tirar o fôlego e muitos atrativos, mas com certeza os lobos marinhos são os verdadeiros astros deste cenário!

Lobos marinhos – a quantidade impressiona

Nesta ilha, há centenas, talvez milhares de lobos marinhos distribuídos em toda parte. Contudo, não encontramos nenhuma fonte confiável que nos desse o número exato da população destes animais na Ilha San Cristóbal. Por onde você ia, lá estavam eles! Nas trilhas, nos caminhos, nas praias e por aí vai! Tivemos que tomar muito cuidado com os filhotes, pois eles são muito curiosos e queriam chegar perto de nós. Sempre que isso ocorria, a regra do arquipélago é clara: deve-se afastar imediatamente! Além disso, se por um acaso alguém encostasse num filhote de lobo marinho, ele poderia ser rejeitado pela mãe. A melhor e mais divertida interação com estes animais (sempre respeitando a lei de Galápagos) era na água, porque sempre queriam brincar no mar, nadando e mergulhando com as pessoas. E com a gente aconteceu muitas vezes. É fascinante!

Pôr do sol em La Loberia

Diante desta população tão numerosa de lobos marinhos, algumas praias da Ilha San Cristóbal, principalmente as do centro, têm uma característica não muito agradável… o cheiro! O odor dos excrementos desses mamíferos é extremamente forte nos locais onde eles mais gostam de ficar, formar famílias e criar seus filhotes. À noite, junta-se aquela colônia imensa de lobos marinhos na praia onde se preparavam para dormir. Porém muitos filhotes sempre queriam brincar um pouco mais. Acontece que acabavam se separando da mãe e ficavam chamando a noite inteira por elas, fazendo muito barulho e atrapalhando o sono dos outros lobos. No final das contas, ninguém dormia!

Lobos marinhos: na hora de dormir, certamente fazem muita bagunça!

La Loberia – lobos marinhos “surfistas”

Esta praia é um pouco perigosa e de mar bravo. Haviam placas de risco de afogamento, pois além de ondas muito fortes, a praia é de tombo. Não arriscamos entrar na água. Apesar disto, vale a pena conhecer! Esta praia é belíssima e o nome já diz tudo… há muitos lobos marinhos. O impressionante é que, por causa das ondas grandes que se formam em La Loberia, os lobos marinhos “surfam”! Isto mesmo. Vários de uma vez só pegavam ondas e se divertiam muito. Uma pena que não conseguimos filmar de perto, apenas da areia com a GoPro e por estarmos longe, não dá pra ver na gravação.

Lobos marinhos brincam em La Loberia

Centro de Interpretación – a fascinante história de Galápagos

Para conhecer um pouco mais sobre o arquipélago, o Centro de Interpretación é um museu rico em fotos e arquivos da história de pessoas que fizeram e ainda fazem parte do lugar. Não tiramos fotos do interior do museu, apenas apreciamos as imagens e ficamos fascinados com alguns fatos que ocorreram em Galápagos desde os primórdios. O que mostra o Centro de Interpretación e é difícil para nós imaginar, é que o paraíso chamado Galápagos, com todos os animais que nele habitam, inclusive os endêmicos, já foi um dia palco de um massacre que quase levou à extinção de muitas dessas espécies.

Essa quase extinção foi causada por ganância. O comércio de carne e óleo de tartaruga gigante por exemplo, já foi um dos mais cruéis acontecimentos da história do arquipélago. Achamos muito interessante também a triste história do presídio que já existiu na Ilha Isabela e o “Muro das Lágrimas”, que foi construído pelos prisioneiros como castigo imposto a eles e sem nenhum propósito. Muitos morreram nesta empreitada. Atualmente o “Muro das Lágrimas” é uma atração turística em Isabela. Em contrapartida, o museu também tem muita coisa boa para se admirar, como por exemplo o programa de conscientização dos habitantes da ilha e o trabalho coletivo diário pela preservação que cada nativo pratica. É de dar orgulho!

Playa Mann – estrutura e curtição

A Playa Mann é uma praia mais estruturada, pois tem restaurante, bar, chuveiro para tirar a areia do corpo e até posto com salva-vidas. Não é boa para mergulhar porque a água é turva e com algumas ondas, mas é ótima para tomar banho de mar e brincar com os lobos marinhos. Há também um pequeno farol com acesso fácil por um caminho de deck de madeira, de onde se tem uma ótima visão de grande parte da ilha.

Playa Mann: sem dúvida uma excelente opção para nadar com lobos marinhos!

Cerro Tijeretas – excelente ponto de mergulho

Mirante Cerro Tijeretas: a vista é impressionante!

Através de um caminho que começa depois do Centro de Interpretación, tivemos acesso a várias trilhas que levavam a diferentes lugares. Um deles era Cerro Tijeretas, ótimo ponto de mergulho snorkel. É um pedaço de mar calmo protegido por pedras e pela montanha, abrigo de vários animais marinhos. No mergulho, admiramos peixes de várias espécies, tartarugas e lobos marinhos. A trilha de acesso a Cerro Tijeretas não é de nível difícil, mas o sol e calor intenso dificulta bastante. Antes de descer até lá, fomos a um mirante pra ver Cerro Tijeretas de cima. A vista é linda!

Mergulho em Cerro Tijeretas: peixes e tartarugas marinhas

Não conseguimos visitar todos os pontos turísticos que queríamos em San Cristóbal. Um em especial que não fomos é León Dormido. É uma rocha gigante em formato de um lobo marinho dormindo. Importante ponto de mergulho de cilindro para admirar tubarões-martelo. Na época, não tínhamos curso de mergulho. Mesmo assim teríamos que ter uma certa experiência para mergulhar ali, então fica para uma próxima vez!

San Cristóbal foi nossa última parada em Galápagos. De fato, Galápagos foi uma das viagens mais incríveis que fizemos pois é surpreendente visitar um lugar com um ecossistema tão equilibrado nos dias de hoje. E pensar que este arquipélago tão importante para o planeta já esteve ameaçado! Para quem gosta de se aventurar em uma natureza rica e preservada, Galápagos é o lugar certo!

Leia mais no Hot Viagens:

Laje de Santos, um dos melhores pontos de mergulho em São Paulo

Ilha Grande RJ – Um verdadeiro paraíso na região de Angra dos Reis


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *